Palmilhas

As palmilhas, cientificamente chamadas de órteses plantares, são produzidas individualmente com o objetivo de tratar alterações na posição e movimento dos pés, que podem gerar sobrecargas em todo o corpo, sendo, muitas vezes, a principal causa de alterações posturais e patologias no aparelho locomotor – coluna vertebral, ancas, joelhos, tornozelos e pés.

As palmilhas que vêm de fábrica, designadas standard, servem apenas como acabamento para o calçado e não promovem qualquer tipo de correção, apenas conforto. As sapatilhas que as empresas prometem ser para tipos específicos de pés são feitas de forma muito generalista, não respeitando a individualidade de cada pé e cada alteração, ou seja, podem até piorar vosso caso, pois a sapatilha não foi feita especialmente pro seu pé. A palmilha terapêutica personalizada é feita de material específico e com acabamentos apropriados para cada pé, sempre fabricada após uma avaliação biomecânica minuciosa, para que produza o efeito esperado.

Quais são os benefícios das palmilhas?

A forma com que nossos pés tocam e saem do chão é de extrema importância para o nosso corpo. Eles funcionam como os alicerces de uma casa, ou seja, são a base do nosso corpo e, por isso, é muito importante que eles estejam estáveis e com uma pisada neutra, já que uma base “desequilibrada” pode gerar diversas consequências não apenas para o próprio pé, mas também para outras articulações do corpo como tornozelos, joelhos, ancas e coluna.

As palmilhas proporcionam:

  • Suporte: As palmilhas melhoram o alinhamento e o equilíbrio dos pés, corrigindo sua postura e pisada, reduzem o esforço e o cansaço dos pés e previnem problemas futuros.
  • Amortecedor: A função amortecedora da palmilha ajuda a absorver parte do impacto, dando mais conforto aos pés. Sem a utilização de palmilhas, devido ao choque de cada passo, ocorre distensão nos pés, resultando em pés cansados e doridos.

Marque a sua avaliação biomecânica para identificar a palmilha melhor indicada para o seu caso.
Preencha o formulário ou ligue 222 084 026

Quem é que pode beneficiar das palmilhas ortopédicas e posturais?

População em geral: As palmilhas aliviam e reduzem imediatamente a dor, proporcionando uma maior qualidade de vida para quem sofre com dores nos pés, tornozelos, joelhos e dores nas costas, resultantes do uso de calçado inadequado, má postura ou problemas na pisada/pés (pé cavo, pé plano, neuroma de Morton, dedos dos pés em garra, joanetes).

Atletas: Reduzem lesões nos membros inferiores por:

  • Diminuição da sobrecarga e alinhamento dos vetores de força dos membros inferiores e amortecem o impacto para praticantes de corridas ou caminhadas.
  • Mantem os músculos e tendões em posições neutras, sem uma posição de estiramento ou encurtamento, o que diminuiu de forma significativa as chances de contraturas e distensões musculares.

Melhora do desempenho na corrida, salto, tempo de resposta e equilíbrio:

  • Com o alinhamento proporcionado pelas palmilhas o corpo consome menos energia e esforço para as atividades desportivas e com os músculos em posições neutras permitem um fortalecimento mais adequado e o máximo desempenho do corpo.

Idosos: Com o uso de palmilhas feitas à medida do seu pé, observa-se uma melhoria na disposição e na saúde, mais vitalidade no dia-a-dia e mais equilíbrio. Diminui drasticamente as chances de quedas.

Diabéticos: Ao melhorar a distribuição do peso do corpo sobre os pés, as palmilhas proporcionam alívio nas dores e pressão nos pés, principalmente em áreas que apresentam maior risco de ulcerações e necroses. Além disso, melhoram o fluxo sanguíneo e evitam infeções.

Quem trabalha em pé: Para quem necessita de ficar várias horas de pé, as palmilhas têm um sistema amortecedor que alivia ou elimina as dores e proporciona um maior conforto para os seus pés e uma postura mais correta.

Indicações das Palmilhas

  • Escolioses
  • Lombalgias
  • Hérnias discais
  • Lesões da Anca
  • Articulação Coxofemoral
  • Pubalgias
  • Desvio dos Joelhos (Varo e Valgo)
  • Tendinite do tendão de aquiles
  • Esporão calcâneo
  • Fasceite Plantar
  • Neuroma de Morton
  • Metatarsalgias
  • Pé Plano e Pé Cavo
  • Pé Pronado e Supinado
  • Entre Outras

Como atuam as palmilhas no seu corpo?

Para corrigir as alterações, são anexadas peças à palmilha que são denominadas de elementos. Estes elementos podem ser barras, cunhas ou calços, que desencadeiam as correcções desejadas.

Embora estas úlceras não causem dor, devem ser prontamente tratadas de modo a evitar a infecção que pode conduzir a amputação.

Estas peças possuem uma espessura que varia entre 1 a 100 mm de espessura. São fixadas nas palmilhas e ficam em contato com o pé. Variam de tipo, espessura e densidade, que são determinados através da avaliação

Tipos de Palmilhas

Palmilhas Polibasic:

palmilhas-personalizadas_html_575134ce

Ortóteses plantares personalizadas, com base de polipropileno mecanizada frente e verso, em três dimensões, forrada e com acabamento em Etilvinilacetato (EVA) standart. São especificamente desenhadas para o tratamento das diferentes patologias podológicas.

 

 

Palmilhas Politecnic:

palmilhas-personalizadas_html_7eac217b

Ortóteses plantares personalizadas, com base de propileno mecanizada frente e verso, em três dimensões, forrada e com acabamento em EVA Técnico. São especificamente desenhadas para o tratamento de patologias significativas e, especialmente, para desportivas.

 

Palmilhas Polisanit:

palmilhas-personalizadas_html_7eac217b

Ortóteses plantares personalizadas, com base de polipropileno mecanizada frente e verso ,em três dimensões, forrada e com acabamento em EVA Técnico SANIT. Este forro especial contém na sua composição um aditivo com propriedade antibacteriana que diminui a probabilidade de desenvolvimento e proliferação de bactérias, como a Staphylococcus aureus.

 

 

Palmilhas EVA

As palmilhas EVA são fabricadas integralmente em EVA, por mecanização em 3D

Palmilhas EVA 3D Confort:

palmilhas-personalizadas_html_51acbc23

Ortóteses plantares personalizadas com diferentes durezas e densidades. Esta palmilha caracteriza-se pelo seu acabamento mecanizado direto, sem forros superiores, o que proporciona um menor volume dentro do calçado. As palmilhas 3D Confort, pelas suas qualidades e características físicas e mecânicas, proporcionam um grande conforto e adaptabilidade ao pé.

 

 

Palmilhas EVA Basic:

palmilhas-personalizadas_html_mfb8573e
Ortóteses plantares personalizadas com diferentes durezas, densidades e acabamentos superficiais. Estas palmilhas fabricam-se no nosso laboratório completamente forradas e acabadas, tanto com forros standart, como com forros técnicos, conforme a seleção.

 

 

Palmilhas EVA 3D Sport:

 

palmilhas-personalizadas_html_7f91a97
Ortóteses plantares personalizadas com dureza 40º Shore. São caracterizadas pela sua superfície perfurada no antepé e no retropé. Pelas suas qualidades e características físicas e mecânicas, são transpiráveis, adaptáveis e muito confortáveis. São a solução eficaz para desportistas, que necessitam de um controlo uniforme das forças motrizes e pressões plantares.

Perguntas mais frequentes

1. Terei que usar as palmilhas para sempre?

Na maioria dos casos não. As palmilhas serão usadas enquanto persistir o problema.

2. As palmilhas cabem em qualquer calçado?

Não. As palmilhas cabem em vários tipos de calçado, porém alguns calçados não são produzidos para ser usados com palmilhas. Nesse caso poderá ser feita uma adaptação directamente no calçado e o paciente receberá os estímulos da mesma forma.

3. Eu não uso sapato fechado. O que eu faço?

Neste caso poderá ser confeccionada uma sandália adaptada.